28 de maio de 2010

Os biofilmes, complexos ecossistemas microbianos, podem ser formados por populações desenvolvidas a partir de uma única, ou de múltiplas espécies, podendo ser encontrados em uma variedade de superfícies bióticas e/ou abióticas.


Estes participam metabolizando esgotos e águas contaminadas com petróleo, na nitrificação, na reciclagem de enxofre oriundo de drenados ácidos de minas (onde o pH é 0) e em vários outros processos. Outro tipo de biofilme está associado às partículas em suspensão, muitas vezes denominadas neve marinha, extremamente importante nas transformações biogeoquímicas do carbono em ambientes pelágicos, na metanogênese, fixação de nitrogênio e produção de enxofre. Estes achados revelam que nos biofilmes podem ser criadas condições de anaerobiose, em ambientes normalmente aeróbios.

Site:unb.br/ib/cel.../biofilme/biofilme.html

27 de maio de 2010

TUMOR DE WILMS







Tumor de Wilms, também chamado de nefroblastoma, é o tumor renal maligno mais freqüente na infância. É curável na maioria dos casos.Trata-se de uma doença em que as células cancerosas são encontradas em determinadas partes dos rins.
Normalmente, o tumor somente se desenvolve em um rim, mas em um pequeno número de casos, pode atingir os dois rins.

25 de maio de 2010

Antracose

Diapedese

5 de maio de 2010

NEOPLASIA

O QUE É...

SIGNIFICA LITERALMENTE ALTERAÇOES CELULARES QUE ACARRETAM UM CRESCIMENTO EXAGERADO DESTAS CÉLULAS, OU SEJA PROLIFERAÇÃO CELULAR ANORMAL.A NEOPLASIA PODE SER MALIGNA OU BENIGNA.

NEOPLASMA

NEOPLASMA E UMA MASSA ANORMAL DE TECIDO, CUJO CRESCIMENTO ULTRAPASSA E NÃO É COORDENADO COM OS TECIDOS NORMAIS E PERSISTE NAS MESMAS MANEIRAS EXCESSIVAS DEPOIS DA INTERRUPÇÃO DOS ESTIMULOS QUE DERAM ORIGEM A MUDANÇA.
 EXEMPLOS

 MALIGNOS

O ADENOCARCINOMAO CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS (TECIDOS EPITELIAL OU CONJUNTIVO)
O CARCINOMA BRONCOGÊNICO

O TERATOMA MALIGNO

BENIGNOS

    • EXEMPLOS DE NEOPLASIA BENIGNA:

    O LIPOMA

    O ADENOMA


    Robbins & Cotran - Patologia - Bases Patológicas das Doenças - 7ª Ed. 2005

    CICATRIZAÇÃO

      Cicatrização é o nome dado ao processo de reparo, o qual se faz à custa da proliferação do tecido conjuntivo fibroso, em que o tecido preexistente fica substituído por cicatriz fibrosa ao invés de restaurar um tecido.





    O processo de cicatrização ocorre em quatro fases importantes:


    1. Hemostasia


    2. Inflamação


    3.Proliferação


    4.Remodelamento



    As formas de cicatrização podem ser por:

    - Primeira intenção: ferimentos com margens opostas


    - Segunda intenção: ferimentos com margens separadas


    -Terceira intenção: caso uma ferida não tenha sido suturada inicialmente ou as suras se romperam e a ferida tem que ser novamente suturada

    Robbins & Cotran - Patologia - Bases Patológicas das Doenças - 7ª Ed. 2005

    1 de maio de 2010

    Inflamação

         A inflamação é um fenômeno fisiológico, vascular (da microcirculação) e do tecido conjuntivo. 
    Calor,Rubor e Dor são os seus sinais cardinais,estes,ocasionando a perda de função.Os mecanismos de  aparecimento das inflamações são comuns.O agente inflamatório age sobre os tecidos e induz a liberação de mediadores que, ao agirem nos receptores existentes nas células da microcirculação e nos leucócitos,produzem aumento da permeabilidade vascular e exsudação de plasma e de células sanguíneas para o intestício.Os estímulos que levam à liberação dos mediadores dessa reação levam também,de modo mais lento, à liberação de mediadores com efeitos antiinflamatórios,que são responsáveis pela redução da exsudação dos leucócitos e pela proteção contra os possíveis efeitos lesivos dessas células.
       Todo processo inflamatório que evolui para a cura como as inflamações persistentes apresentam etapas ou momentos fundamentalmente semelhantes: irritação, alterações vasculares, exsudação plasmática e celular, lesões degenerativase necróticas,proliferação conjuntiva e vascular reparadora.Por isso considera-se a inflamação como tendo diferentes momentos e fenômenos: irritativos,vasculares, exsudativos, alterativos, reparativos e produtivos.

    INFLAMAÇÃO AGUDA:
    Nela ocorrerão alterações vasculares,recrutamaneto dos neutrófilos e ação dos mediadores.Esse tipo de inflamação poderá ter resolução completa,evoluir para uma inflamação crônica ou permanecer aguda por muito tempo produzindo um abcesso purulento e pode também cicatrizar.

    INFLAMAÇÃO CRÔNICA:
    Esta,terá mais formação de vasos sanguíneos e suas células são macrófagos e linfócitos.Ocorrerá também a formação de colágeno e fibroblastos,estes levaram à formação da fibrose.


    Referência Bibliográfica:
    Bogliolo vol 7